Obras de Allan Kardec Chico Xavier Romances de Rochester Romance AudioBooks Infantil Doutrinário Ofertas Em Inglês Em Italiano Charles Richet Dictino Alvarez Nunez Luiz Carlos Carneiro Mário Boari Tamassía Rafael A. Raineri Ramiro Gama
Quem somos

A Editora LAKE - Livraria Allan Kardec Editora, fundada em 1936, foi uma das primeiras editoras espíritas do país. Fundada por Antônio José Baptista Lino, no dia 31 de Outubro, a Editora testemunhou alguns dos fatos mais marcantes da história recente do Brasil e do mundo, como o início do Estado Novo, em 1936; duas Grandes Guerras; a reinstauração da democracia brasileira, em 1985; o bug do Milênio, no ano 2000; os atentados às duas torres gêmeas nos Estados Unidos, em 2001; além da eleição da primeira mulher presidente do Brasil, em 2011, entre tantos e tantos outros momentos de igual destaque.

No entanto, nem tudo foram rosas na história da editora. A maior parte da sua existência foi marcada por tempos difíceis: os espíritas eram vistos com suspeição, tanto pelas religiões como pela comunidade médica. Os médiuns, figuras comuns no exterior já desde meados de 1850, mas ainda desconhecidos por aqui, eram taxados de loucos, ou, ainda pior, de simpatizantes do demônio e de bruxarias.


Ainda assim, grandes nomes surgiram para apoiar e desmistificar o Espiritismo, trabalho este que já era encabeçado por grandes nomes da Ciência que.

O próprio Allan Kardec, codinome de Hippolyte Léon Denizard Rivail, era também um pesquisador das mais diversas áreas antes de descobrir certos fenômenos sem explicação, como as famosas "mesas girantes".

Outros nomes de grande destaque foram os médiuns Douglas Hume e Eusápia Paladino, os pesquisadores Sir Arthur Conan Doyle, Ernesto Bozzano e Cesare Lombroso, entre tantos outros, de maior e menor renome.

No Brasil, tivemos também nomes que nos encheram de orgulho com seus estudos sérios sobre a doutrina, como J. Herculano Pires, Bezerra de Menezes, e por último e não menos importante, o saudoso Francisco de Paula Cândido (Xavier), o Chico (Xavier).


PANORAMA ATUAL


Hoje, somos vistos com simpatia por milhões de pessoas, no Brasil e no mundo.

Somente no Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estimou o crescimento da população que se autodeclara espírita em 65% desde o ano 2000, correspondendo hoje a 2% de toda a população. Além disso, a cidade de São Paulo, onde a LAKE está sediada, registra a segunda maior população espírita do Brasil entre as capitais em números absolutos.

Fontes não-oficiais estimam que o número de espíritas no mundo seria de 15 milhões de pessoas, boa parte brasileiros.


O Espiritismo também vem sendo destaque na mídia: longa-metragens recentes (As Cartas de Chico Xavier, A Casa dos Espíritos, O Filme dos Espíritos, entre outros), assim como o recente boom de publicações sobre o assunto no mercado editorial demonstram claramente que a antiga "seita de bruxos" passa hoje por uma "redescoberta".


PERFIL EDITORIAL


A Editora possui entre suas publicações todas as obras básicas da Doutrina, o "Quinteto de Ouro", traduzidas diretamente do original francês para garantir a integridade e qualidade dos escritos. Temos também quase uma dezena de obras do Médium de Uberaba, além de uma série de publicações doutrinárias e romances mediúnicos, entre publicações voltadas especialmente para o público infanto-juvenil.


Além disso, iniciamos o trabalho de divulgação da doutrina através de outras mídias: para os próximos semestres estaremos lançando áudio-livros das obras básicas, além de já termos iniciado a digitalização de alguns de nossos best-sellers para disponibilizá-los em nosso endereço virtual. Com o conceito de reforma íntima, o Espiritismo ainda tem muito a conquistar, e não apenas em simpatia.


MISSÃO


A Editora LAKE é uma instituição filantrópica, criada com a finalidade de trabalhar na divulgação da Doutrina Espírita e a realizar a caridade quando e onde puder, de acordo com suas possibilidades. Não fazemos qualquer distinção entre nacionalidade, cor, raça, credo ou gênero, tendo por lema o artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de que "todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos".


A Editora LAKE pretende manter a posição de destaque e respeito que possui hoje no meio espírita, assim como aumentar sua participação nos meios virtuais. O Espiritismo deve ser visto não como uma religião ou seita, como jamais foi sua pretensão: queremos incentivar o debate sério na sociedade sobre crenças individuais e reforma íntima, frente à destacada importância da religião nos dias atuais, e à dúbia seriedade com que algumas lideranças tratam o tema.


VALORES


- Profissionalismo;

- Devoção à norma culta da Língua Portuguesa;

- Ênfase na reforma íntima, não em crenças e dogmas;

- Filantropia;

- Ética em primeiro lugar, sempre;

- Respeito à diversidade.